sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O SVPI, além de atuar na proteção animal, tem feito também um trabalho de educação e conscientização com crianças e adolescentes, que se iniciou na Escola Americana e agora esta se expandindo para escolas públicas do DF.  Isabel e Jaci, voluntárias do SVPI, montaram, organizaram e vem fazendo esse lindo trabalho nas escolas - vejam o relato da Isabel (28/10):
 
Este dia eu jamais esquecerei! Foi com muito amor pelos animais que fizemos este trabalho e o retorno foi incrível! Fizemos 4 apresentações de manhã e 2 de tarde, atingimos um total de 550 alunos. Senti que consquistamos 550 protetores dos animais mais os professores e empregados que assistiram. Algumas apresentações reuniram 4 turmas. Os alunos da primeira à quarta serie são sem dúvida a melhor idade para ensinar. Eles estavam super atentos, participavam, se emocionaram e no final os seus depoimentos eram maravilhosos, defendendo os animais e dizendo que adoraram a nossa apresentação! Perguntaram quando iamos voltar. Perguntei a uma professora se ela tinha gostado e se tinhamos tocado os corações dos alunos, e ela falou que sem dúvida sim!

No dia 26 a Jaci foi sozinha, apresentou um power point de conscientização feito por ela, entregou folhetos do grupo, folhas para colorir com o desenho de um cachorro e a
mensagem: os animais são meus amigos e eu respeito e amo os animais! Apresentou o concurso de desenho e redação com prêmios (caminha de gato ou cachorro maravilhosa feita por ela, prato de inox e camiseta linda com cachorro e gato) para os alunos.

No dia 28 de outubro eu e Jaci fomos juntas. Comecei por nos apresentar e o Grupo Salvando Vidas. Fiz o teatro do Tony, o meu gatinho sem orelha (mascote do SVPI), explicando que era uma história de verdade que acabou bem (nem todas as histórias de abandono acabam assim, expliquei...).A personagem do gato era um gato de pelúcia, a Jaci era a narradora e eu cada vez que trocava de roupa era outra personagem. Apenas trocava um casaco, chapéu, lenço ou aureola de anjo e óculos para ficar diferente. E fazia isto na frente deles, o que ainda era mais divertido. Eles entenderam e gostaram. A que abandonou esta vestida de bruxa e a que salvou esta vestida de anjo. No final conscientizava para não abandonar e maltratar.  Depois mostrava o cachorro da Jaci que não mexe as pernas traseiras e contava a história dele pedindo aos alunos que se imaginassem no lugar dele para sentirem o que ele sentiu. A história vai desde o seu nascimento, sua vida feliz com sua mãe e irmãos, sua adoção, seu abandono por roer chinelos e estragar o jardim, seu sofrimento nas ruas, fome, sede, maus tratos, violencia e atropelamento. Neste momento o cachorro não conseguia andar mais e pergunta "e agora, ninguém vai me ajudar?". Entao Jaci conta como foi socorrido e ela o adotou paralitico. Colocamos ele então na cadeira de rodas e ele corre na frente dos alunos muito feliz. Este é um momento muito especial em que eles se emocionam. Chamo alguns alunos ao microfone e pergunto o que sentiram. Se gostaram de estar no lugar dele. Todos dizem que não. Pergunto se quando eles fazem algo errado os pais os abandonam e eles falam que não. Pergunto o que fazer então quando o cachorro se comporta mal.  Respondem ensinar e ter paciência. Depois toco a musica "Salvemos os animais", mas antes pergunto pelo microfone a alguns se sabem o que são tourados e falo sobre o sofrimento em geral dos animais neste planeta, animais em circos,touros, golfinhos , focas , baleias, etc. que fala a letra da música. Muitos participam e falam que os animas de circo sofrem muito, acorrentados, presos e espancados.  Batem palmas à musica. No final pergunto se conhecem a nova versão "Não atirei o pau no gato". Como alguns conhecem chamo eles no palco e fazemos um coro. Muito lindo!!! No final podem brincar e segurar um pouco na guia do cachorro na cadeira de rodas e passeiam no pátio com ele. Foi maravilhoso!!!!!! Vamos continuar pelo menos 1 ou 2 vezes por mês nas escolas. Já temos outros convites.

Grande abraço a todos!
Isabel
Quem tiver interesse em conhecer esse maravilhoso trabalho de educação e conscientização, basta falar conosco!  Por favor, divulguem!

Um grande abraço e um lindo fim de semana!

 
 
Grupo Salvando Vidas - Protetores Independentes/Brasília
Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=24130426
Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=7824914989395626617

Nenhum comentário: