domingo, 4 de julho de 2010

Brad e Jolie




Amigos,
Talvez alguns de vcs lembrem de Brad e Jolie, um casal de dálmatas apreendidos pela 4ª DP em fevereiro após denúncias de maus tratos (presos numa casa vazia, sem água e comida, em meio a fezes e urina), mas vamos relembrar resumidamente a história: os policiais tentaram alguém para se responsabilizar por eles, pois do contrário teriam que ser encaminhados a zoonoses. Nó topamos ficar como fiéis depositários e agora podemos afirmar que nunca mais faremos isso e vcs vão entender o porque. Eles foram internados no Hospital Veterinário S. Francisco e após exames, foi diagnosticado que além da desnutrição, tinham doença do carrapato, anemia. Começamos o tratamento, com super alimentação. Enquanto isso, o ex dono foi intimado a responder pelos maus tratos e acreditem se quiser: a nossa justiça não achou provas (e era o que não faltava: laudo veterinário, testemunho de vários vizinhos, reincidência do crime, fotos, etc.) e optou por arquivar o processo e devolver a guarda dos animais ao ex dono, desde que ele pagasse a conta no hospital.
O ex dono foi ao hospital após uns 10 dias da sentença, não quis ver Brad e Jolie (sequer perguntou por eles!) e disse não ter dinheiro para pagar a conta (exigido o pagamento em espécie por ele ser conhecido estelionatário no DF com uma ficha policial de cair o queixo!).
Ai ficou tudo parado: os animais no SF, a justiça sem se pronunciar, o ex dono sem dar notícias e nós de mãos atadas sem poder sequer retirá-los do hospital. Imaginem o estresse de 2 animais saudáveis, cheios de energia, vivendo dentro de canis! Optamos então por dar entrada com um requerimento solicitando a guarda dos animais. Isso provocou uma audiência, sendo o hospital também intimado. Ai pudemos constatar como nossa justiça nada entende de animais, inclusive desconhecem as leis de proteção. Tratam seres vivos como objeto e não tem noção do que sejam maus tratos. Resumindo: demos uma verdadeira aula sobre proteção animal, o ex dono falou um monte de asneiras (ele nada sabia sobre os animais dele!) e ganhamos a guarda do casal (e a conta, é claro!) e o respeito da Juíza e do Promotor, que no final nos parabenizaram pelo trabalho que fazemos. O mais egraçado é que o advogado dele também se empolgou com o trabalho e ia divulgá-lo entre os amigos! Hoje contamos tudo com tranquilidade, mas nada foi fácil, foram meses de ansiedade e angústia com a triste constatação de como nossos animais estão totalmente desamparados pelo Estado! Uma vergonha que o nosso judiciário sequer conheça as leis de proteção animal!
Agora para que essa triste e desgastante história tenha um final feliz , só precisamos conseguir um lar definitivo para eles, mas será uma adoção muito especial pq eles estão em lar temporário com uma amiga, que tem feito um trabalho maravilhoso com eles - não sabiam brincar, andar na guia, tinham um comportamento hiper ativo, totalmente descontrolados - ambos são muito jovens, ainda filhotões e até para correr se atrapalhavam. Provavelmente viviam encarcerados, nunca foram socializados. A Andrea tem
tido muita paciência, ensinando-os o básico e já melhoraram muito mas algumas coisas não vão mudar: são muito dependentes um do outro, por isso precisam ser adotados juntos, não se dão com outros animais, então precisam ser filhos únicos, precisa ser casa com bastante espaço porque tem muita energia e a casa tem que ser muito segura, com muros e portões que impeça que fujam e condições financeiras para sua manutenção, pois precisam de boa alimentação e cuidados básicos constantes. São mansos com pessoas, alegres, sapecas, estão saudáveis, castrados, vacinados e vermifugados e são lindossssssssss!
Pedimos a vcs, nossos amigos queridos, que nos ajudem a encontrar um lar para Brad e Jolie - eles merecem ser felizes e finalmente ter segurança de que não mais sofrerão. Vejam como estão lindos! Por favor, divulguem!
Uma linda semana!

Grupo Salvando Vidas - Protetores Independentes/Brasília
Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=24130426
Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=7824914989395626617

Nenhum comentário: